Após movimento sindical, Estado programa repasses com três meses de atraso

Pagamentos serão realizados em fevereiro

Data de publicação: 24/01/2018
Após movimento sindical, Estado programa repasses com três meses de atraso

Após os sindicatos denunciarem no início do mês de janeiro o atraso do Governo do Piauí nos repasses sindicais, e ameaçarem ingressar com ação judicial por apropriação indébito, representantes da Secretaria de Fazenda Estadual se reuniram com membros de entidades sindicais para fazer um calendário de pagamento dos repasses de anuidade de 2017.

Na reunião ocorrida na tarde dessa terça-feira (23), o superintendente da Sefaz, Emilio Junior, anunciou que o governo fará o repasse correspondente a outubro e novembro no dia 05 de fevereiro; de dezembro no dia 19 de fevereiro; e os repasses dos meses deste ano entre os dias 16 e 20 do mês seguinte. Com isso, a manifestação que estava programada para ocorrer nesta quarta-feira (24) com a participação de vários sindicatos na frente do Palácio de Karnak foi suspensa.

Entre os sindicatos afetados estão o Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge), Sindicato dos Policiais Civis, Sindicato dos Delegados, Sindicato dos Docentes da Uespi, Associação dos Cabos e Soldados, entre outros.

O presidente do Senge, Antonio Florentino Filho, lamentou mais um anúncio de adiamento dos repasses, disse que os recursos são descontados diretamente nos contracheques profissionais e não teria justificativa para a falta de recursos pelo Estado. “É lamentável o governo retirar do trabalhador e não repassar ao sindicato. Há sindicatos que estão com risco de corte de energia, de fornecimento de água e de pagamento de seus funcionários. É mais uma medida que o governo adota e que prejudica as entidades sindicais, já não bastasse recursar as propostas de melhorias salarias ou não abrir as portas de negociação, como faz com o Sindicato dos Engenheiros, por exemplo”, criticou o engenheiro.