Atividade da indústria da construção tem pequena melhora em maio, segundo a CNI

Data de publicação: 22/06/2016

A atividade e o emprego da indústria da construção apresentaram uma leve melhora em maio, passando de 36,4 pontos em abril para 40,1 pontos no último mês e de 35,7 para 38,1 em maio, respectivamente. Apesar disso, segundo a pesquisa, os números variam de 0 a 100 pontos e quando abaixo de 50 mostram que está mais disseminada a retração na atividade e no emprego do setor. Os dados são da Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Industria (CNI) nesta segunda-feira (20).

Ainda segundo o levantamento, os empresários parecem mais dispostos a investir, embora a intenção permaneça baixa. Pela primeira vez em três meses, o índice de intenção de investimento registrou alta. O indicador passou de 23,2 pontos em maio para 26,9, em junho.

O índice também aponta para uma redução do pessimismo dos empresários para os próximos três meses. O índice de expectativa de nível e atividade partiu dos 40,6 pontos, em maio, para 44,6, em junho. Quanto ao número de empregados, o índice saltou de 38,4 pontos para 42,3.

O levantamento foi feito entre 1º e 13 de junho, com 577 empresas. Destas, 183 são pequenas, 260 médias e 134 de grande porte.