Erro ao Ler: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens

Cientistas criam madeira transparente que pode revolucionar a construção civil

Data de publicação: 11/04/2016

Os pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia (ou KTH) em Estocolmo, Suécia, desenvolveram o novo material, que é adequado para a produção em massa e um recurso renovável de baixo custo. Se usado na construção de casas e edifícios, o material tem potencial para melhorar a iluminação interior, permitindo que a luz natural entre através das paredes. Isso poderia poupar-nos com custos da iluminação artificial.

Mas esse não é o primeiro exemplo de madeira opticamente transparente. Produtos desenvolvidos anteriormente se concentraram no estudo da anatomia da madeira em um nível microscópico. Os painéis de madeira transparente podem ser utilizados em janelas ou em fachadas semitransparentes, permitindo a entrada da luz e mantendo a privacidade, ao mesmo tempo.

O produto ainda aumenta a eficiência das células solares e os cientistas pretendem tornar o material ainda mais transparente.

“A madeira é, de longe, o material de base biológica mais utilizado em edifícios. Ela também oferece excelentes propriedades mecânicas, incluindo força, resistência, baixa densidade e baixa condutividade térmica”, disse o professor Lars Berglund, da KTH.