Erro ao Ler: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens

Com setor aquecido, construção civil quer prédios mais altos em Teresina

Sindicato das construtoras solicitou autorização federal para aumentar altura nos futuros edifícios da capital

Data de publicação: 16/09/2021
Com setor aquecido, construção civil quer prédios mais altos em Teresina

Com o mercado imobiliário aquecido desde o terceiro trimestre de 2020, o setor de construção civil em Teresina quer construir prédios mais altos na capital. O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) solicitou à Secretaria Nacional de Aviação Civil autorização para aumentar o limite da altura dos edifícios no bairro Jóquei Clube e nos entornos.

Segundo o presidente do Sinduscon Teresina, Guilherme Fortes, a cota máxima permitida para altura de prédios no trecho solicitado é de 112, e o pedido é para que ela seja elevada para 140. Isso significaria, segundo o sindicato, cerca de 28 metros a mais, aproximadamente sete andares.

O objetivo é ter uma verticalização e o adensamento da região. “Temos nesta área uma infraestrutura muito boa de abastecimento de água, esgoto, transporte e coleta de lixo. Ou seja, uma vocação para a verticalização e um maior aproveitamento do território. Com isso, teremos uma região específica de prédios com maior cota de altura, que seria de 140 ao nível do mar”, explica Fortes.

A alteração na cota é de competência da Secretaria Nacional de Aviação Civil, devido à proximidade da zona leste da capital com o aeroporto, localizado na zona norte.

O pedido mudança na altura foi intermediado pela Prefeitura de Teresina. No início de agosto, Fortes fez a solicitação presencialmente, em Brasília, a Ronei Saggioro Glanzmann, secretário Nacional de Aviação Civil. Eles estavam acompanhados pelo prefeito Dr. Pessoa e pelo secretário Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), João Henrique Sousa.

Técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil receberam represantes de Teresina em Brasília (Foto: Prefeitura de Teresina)

Para João Henrique Sousa, da Semplan, o encontro foi produtivo e a equipe da Prefeitura e do Sinduscon trabalharão neste detalhamento do projeto. “Com a boa receptividade da secretaria em relação a este projeto, saímos daqui felizes e já vamos providenciar as documentações necessárias e o escopo deste projeto para as tratativas”, explicou.

 

Crescimento de 2,7%

Diferente do PIB, que caiu 0,1% no segundo trimestre de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de construção civil no Brasil cresceu 2,7% no mesmo período.

“Temos vivido um processo de retomada do nosso setor de forma constante, driblando as dificuldades”, afirma Fortes. Segundo ele, todo o segmento tem estado otimista para os próximos anos. A última estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o resultado final do PIB da construção civil, em 2021, indicava alta de 4%.

Setor se recuperou rápido após o tombo no início da pandemia (Reprodução:  CBIC)

 

Os dados ainda mostram que, numa análise comparativa com o ano passado, no 2º trimestre de 2021 o setor cresceu 13,1%. Entretanto, vale relembrar que devido aos primeiros meses da pandemia, de abril a junho, os números apontam que o segmento construtivo no país teve queda de 13,6%, mas atualmente caminha para a sua estabilidade e crescimento.