Construção registra melhor nível de emprego e atividade em seis anos

Data de publicação: 01/09/2019
Os índices levantados pela Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), alcançaram, em julho, o maior valor dos últimos seis anos. Segundo a pesquisa, o indicador de atividade cresceu 0,2 ponto na comparação com junho, fechando o mês com 48,4 pontos. Já o índice de número de empregados teve ligeira alta de 0,1 ponto e foi para 47,3 pontos.

Apesar de os resultados permanecerem abaixo dos 50 pontos – o que mostra queda no nível de atividade e emprego –, a retração é menos intensa e os indicadores têm melhorado gradativamente desde o começo deste ano.
O nível de uso da capacidade de operação (UCO) se manteve no patamar apurado em junho (57%), cinco pontos percentuais acima da média histórica. O resultado indica elevada ociosidade no setor.

A situação afetou a disposição dos empresários para a realização de investimentos. O índice de intenção de investimentos caiu 3,5 pontos em agosto na comparação com julho e ficou em 33,1 pontos, praticamente o mesmo patamar de maio, e 0,6 ponto abaixo da média histórica.

O estudo também aponta que o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI- Construção) se manteve estável em agosto, totalizando 58,8 pontos. O valor está cinco pontos acima da média histórica e mostra que o empresário está otimista em relação ao crescimento do setor.

O levantamento foi realizado entre 1° e 13 de agosto com 494 empresas, sendo 169 pequenas, 213 médias e 112 de grande porte