Criado plano de carreira para engenheiros e arquitetos de Teresina

Data de publicação: 12/04/2016

O PCCS e outros benefícios salariais foram aprovados pela categoria, após negociação intermediada pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge), ainda no mês de março.

Foi divulgado no Diário Oficial do Município de Teresina do dia 1° de abril a lei complementar 4884/2016 que cria o plano de cargos, carreira e salários dos engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Teresina (PMT). O PCCS e outros benefícios salariais foram aprovados pela categoria, após negociação intermediada pelo Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge), ainda no mês de março.
Agora, os profissionais possuem um plano próprio e uma remuneração base acima do piso profissional praticado no setor privado. Engenheiros e arquitetos ingressarão na Prefeitura de Teresina com remuneração inicial de R$ 5.757,68 e final de R4 10.360.67. A negociação definiu ainda a incorporação da gratificação de responsabilidade técnica (GRT) ao vencimento com o seu reajuste de 10,71%. Pela lei, os cargos de técnico de nível superior – especialidades (Engenheiro e Arquiteto) são organizados em carreira em três classes, cada uma com seis níveis.
Imagem: DivulgaçãoFlorentino Filho, presidente do Senge(Imagem:Divulgação)Florentino Filho, presidente do Senge
O avanço de um nível representará o ganho de 3% sobre o vencimento e a mudança do último nível da primeira classe para o primeiro da segunda classe implica em um aumento de 5% sobre o vencimento do servidor; assim como a passagem do último nível da segunda classe para o primeiro da terceira classe implica em um aumento de 10%.
Segundo Antonio Florentino Filho, presidente do Sindicato dos Engenheiros, os profissionais terão seu plano próprio com o pagamento mínimo acima do piso pago no setor privado, o que valoriza os profissionais e favorece a sua permanência no serviço público. "Agradecemos à Prefeitura por mais uma negociação positiva, mas lembramos que os valores definidos ainda não representam o que esses profissionais merecem e desejam, mas são um grande avanço. Desde que o sindicato começou a negociar com a prefeitura a valorização desses servidores, ainda em 2011, já foram conquistadas diversas vitórias no aumento da remuneração, gratificação e das progressões dos profissionais. Tudo representa um acréscimo salarial de 111%, o que mostra a força de uma categoria unida junto ao seu sindicato. Continuaremos na luta por outros direitos", afirmou.