Eletrobras lança primeiro edital do programa Lab Procel

Data de publicação: 04/05/2020

A Eletrobras lançou, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro edital do Lab Procel, que visa fomentar soluções inovadoras em eficiência energética em startups, micro e pequenas empresas. Criado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/ Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Firjan/ Senai), o edital tem o intuito de acelerar projetos de inovação tecnológica focando em eficiência energética no setor de saneamento.

A chamada prevê o desenvolvimento de projetos no prazo de 18 meses, com recursos de cerca de R$ 6 milhões. As empresas selecionadas não receberão os recursos diretamente, mas terão um plano de aceleração montado no Senai e serão acompanhadas durante o processo.

Os projetos que forem apresentados já deverão ter um protótipo, dentro de uma instituição parceira. A expectativa é de que três projetos sejam escolhidos, cada um relacionado a um tema: ganhos de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, em esgotamento sanitário e em resíduos sólidos.

O edital estabeleceu um limitador para as empresas que queiram participar do processo seletivo, que é uma receita operacional bruta inferior ou igual a R$ 4,8 milhões no último período de 12 meses. Da mesma forma, ela não pode ter controle acionário de grupo ou sociedade que tenha ativo total superior a R$ 80 milhões, ou receita brutal anual superior a R$ 100 milhões no exercício de 2019.

As empresas interessadas em participar do edital terão até o dia 17 de maio para realizarem suas inscrições. Podem participar empresas com receita operacional bruta inferior ou igual a R$ 4,8 milhões no último período de 12 meses. A empresa não poderá ter controle acionário de grupo ou sociedade que tenha ativo total superior a R$ 80 milhões, ou receita brutal anual superior a R$ 100 milhões no exercício de 2019.

SELEÇÃO

O processo de seleção acontecerá em duas etapas: uma online e outra presencial. A etapa online será focada na análise da documentação apresentada pelas empresas e acontecerá de 17 a 29 de maio. Já a fase presencial trata da apresentação, a uma banca examinadora, dos dez melhores trabalhos selecionadas na etapa online. Esta etapa deve ocorrer de 9 de junho até 26 de junho.

Após esta fase, os selecionados deverão formalizar o contrato de aceleração junto ao Senai. Em seguida, a empresa deverá começar a desenvolver o plano de aceleração. A formalização do contrato e a criação do projeto acontecerá entre 29 de junho e 24 de julho. O projeto deverá ser concluído até novembro de 2021.

Após a divulgação do resultado final, a empresa será graduada, receberá um certificado e participará de rodadas de negócios, podendo ter maior contato com o mercado. Essa etapa será em dezembro de 2021. As empresas terão de mostrar o nível de maturidade tecnológica da inovação, que deve ser nível 4, no mínimo.

A ideia é que ao final de todo o processo, a empresa chegue ao nível 9 de maturidade.

(Com informações da Agência Brasil)