Engenheiro Antonio Florentino é reeleito vice-presidente da FNE

Chapa 1 foi reeleita sob o comando do engenheiro Murilo Pinheiro, durante o XI CONSE

Data de publicação: 26/09/2021
Engenheiro Antonio Florentino é reeleito vice-presidente da FNE

Durante o fechamento do XI Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), foi eleita a nova diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), eleita para o triênio 2022-2025, com a recondução do engenheiro Murilo Pinheiro à presidência e do engenheiro piauiense Antonio Florentino Filho, à vice-presidência da entidade. Foi a primeira vez que a eleição ocorreu de modo remoto e de 177 engenheiros delegados representantes dos sindicatos estaduais que compareceram às urnas virtuais, houve 166 votos na chapa 1, três nulos e um branco.

“Continuamos firmes na gestão dos rumos da engenharia no País. Com os riscos aos direitos dos profissionais, estamos cada vez mais presentes nas pautas políticas do País, além das pautas sociais e técnicas”, declarou o engenheiro Florentino Filho, que também é presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí.

Também foi atualizado o estatuto da Federação com a criação de quatro novas diretorias: assuntos estratégicos, relações jurídicas e legislação, ação social e cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. Entre as principais pautas de discussão no CONSE, destaca-se a gestão da água e da energia no Brasil, a carreira de engenheiros, representatividade do sindicalismo, tecnologias e desenvolvimento do País.

Os engenheiros demonstraram bastante preocupação com as conseqüências das atuais crises que o País passa: política, econômica e de saúde. Segundo o presidente Murilo Pinheiro, podem ocorrer crises na água e na energia. Além disso, a gestão da nova diretoria fortaleceu as equipes para acompanhamento dos projetos e pautas do Congresso Nacional a fim de preservar os direitos dos engenheiros, dos trabalhadores em geral e do funcionalismo público.