Engenheiros e arquitetos aprovam criação do PCCS na Prefeitura de Teresina

A assembleia geral ocorreu na sede do Crea-PI

Data de publicação: 16/03/2016
Engenheiros e arquitetos aprovam criação do PCCS na Prefeitura de Teresina

Os engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Teresina (PMT) se reuniram hoje (16), em assembleia geral na sede do Crea-PI, e aprovaram a criação do plano de cargos, carreira e salários (PCCS) e outros benefícios negociados com a PMT por meio do Sindicato dos Engenheiros. Agora, os profissionais possuem um plano próprio e uma remuneração base acima do piso profissional.

A proposta prevê ainda a incorporação da gratificação de responsabilidade técnica (GRT) ao vencimento com o seu reajuste de 10,71%. Além disso, a prefeitura assegurou que vai regularizar a ascensão de nível e classe dos profissionais, segundo os critérios de tempo de serviço e de títulos. Agora, o executivo deverá encaminhar até o final do mês um projeto de lei com as mudanças para aprovação na Câmara de Vereadores, e posterior vigência.

A negociação do Sindicato dos Engenheiros, com a comissão de profissionais e gestores municipais iniciou na semana passada, quando foi apresentada a proposta aceita na assembleia geral. Segundo Antonio Florentino Filho, presidente do Senge-PI, os engenheiros e arquitetos terão seu PCCS próprio com o pagamento mínimo acima do piso pago no setor privado, o que valoriza os profissionais e favorece a sua permanência no serviço público.

"Os valores definidos ainda não representam o que esses profissionais merecem e desejam, mas são um grande avanço. Desde que o sindicato começou a negociar com a prefeitura a valorização desses servidores, ainda em 2011, já foram conquistadas diversas vitórias no aumento da remuneração, gratificação e das progressões  dos profissionais. Continuaremos na luta por outros direitos", afirmou.

Florentino aproveitou para lembrar que o sindicado aguarda um posicionamento do Governo do Estado para iniciar as negociações para criação do plano de cargos e carreira estadual. "Estamos esperando que o governador do Estado se espelhe no prefeito de Teresina e nos receba pra abrir as negociações com os engenheiros, arquitetos e agrônomos. O estado não pode continuar pagando lamentáveis R$ 2 mil ao engenheiro do seu quadro", criticou.