Engenheiros e Arquitetos da PMT reivindicam perda salarial de quase 10%

A defasagem salarial chega a quase 10% da remuneração dos profissionais

Data de publicação: 19/02/2020
Engenheiros e Arquitetos da PMT reivindicam perda salarial de quase 10%
Os Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura Municipal de Teresina reclamam que estão há três anos sem reajuste salarial. Eles participaram de assembleia geral realizada no dia 17 de fevereiro pelo Sindicato dos Engenheiros no auditório do CREA-PI. Na pauta, as reivindicações de reposição salarial e implantação de gratificação de produtividade.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí (Senge), com a implantação do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) da categoria, tido como um grande avanço à época, a base da tabela superava o salário mínimo profissional da categoria pago pela iniciativa privada. Entretanto, nos últimos três anos, com o acúmulo de uma defasagem de 9,22% por razão da não reposição da inflação nos dois períodos aquisitivos de abril 2016 a maio de 2017, e de abril de 2018 a maio de 2019, a base da tabela não chega mais aos valores do salário profissional do Engenheiro e Arquiteto.

Na proposta encaminhada pela categoria ao Executivo, reivindica-se o percentual não repassado e a inflação do período aquisição que vence em 30 de abril de 2020. Ademais, pelo grande volume de obras com valores elevados, os profissionais aumentaram a responsabilidade técnica e civil nos seus trabalhos de projetos, fiscalização e acompanhamento, o que requer uma remuneração mais justa, razão da reivindicação de uma gratificação de produtividade.

‌“Considerando que há três anos a Prefeitura de Teresina não repassa a inflação para os salários da categoria, apelamos para o bom senso que sempre teve o prefeito Firmino Filho, para que inicie as negociações e atenda o pleito da categoria”, disse o Eng. Florentino Filho, presidente do Sindicato dos Engenheiros.