Entidades piauienses prestigiam o eng. Murilo Pinheiro e a Engenharia Unida

Engenheiros almoçaram em restaurante da capital piauiense

Data de publicação: 04/06/2017
Entidades piauienses prestigiam o eng. Murilo Pinheiro e a Engenharia Unida

Representantes de oito entidades de engenharia piauiense se reuniram no último dia 03 de junho para prestigiar o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo de Campos Pinheiro e o projeto da entidade nacional Engenharia Unida.

Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Engenheiros (Senge), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PI), Clube de Engenharia (Cepi), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí (Aeapi), Associação dos Engenheiros Agrimensores (Apeag), Associação de Geólogos do Piauí (Agepi), Instituto Piauiense de Avaliações e Perícias de Engenharia (Apiape) e Associação Profissional dos Engenheiros de Picos (Aspenp).

Murilo Pinheiro destacou a importância das entidades de classe se unirem em prol do desenvolvimento do país, principalmente no fortalecimento da profissão de engenheiro. Segundo ele, acima de qualquer disputa eleitoral, os profissionais devem priorizar sempre a valorização da engenharia. Para o presidente da FNE, a engenharia deve começar a ser envolvida em questões nacionais de políticas públicas, sobretudo, na área tecnológica.

“Quando se envolve questão técnica, de projeto de obra ou infraestrutura, o parecer técnico tem que vir do engenheiro. A imprensa e a sociedade têm que buscar o engenheiro e este profissional assumir a responsabilidade para dizer o que deve ser feito. Não é o profissional de outra área que deve apontar o que seria correto numa obra e sim o profissional responsável, que somos nós”, destacou.

Murilo pediu a união da entidades de classe para lutar pelos projetos de interesse da engenharia, como a regulamentação da profissional como carreira de estado. “O projeto Engenharia Unida da Federação dos Engenheiros tem o objetivo de discutir o cenário nacional em todas as regiões do Brasil para apresentar uma proposta de retomada de crescimento, assim como fizemos em 2007 quando propusemos o PAC. E também queremos que todos se engajem nos projetos que irão fortalecer e valorizar os profissionais da engenharia”, pontuou, ao lembrar que 23 estados já aderiram ao projeto da FNE.

“A engenharia está presente em tudo, mas só participa e não opina. Não estamos envolvidos em nenhum projeto do governo brasileiro. Precisamos garantir uma carreira de estado, já deixamos muito tempo a engenharia ficar de lado e agora precisamos mudar esse cenário”, garantiu.

O engenheiro Antonio Florentino Filho, presidente do Senge-PI, agradeceu a presença de todos os engenheiros no encontro e mostrou a visibilidade que o Piauí passou a ter depois que Murilo Pinheiro assumiu a presidência da FNE. Segundo ele, já foram realizados quase dez eventos patrocinados pela entidade nacional no estado, com a participação de engenheiros de renome nacional e internacional que contribuíram para engrandecer as discussões técnicas de engenharia no Piauí e elevar o nível dos profissionais do estado.

Para Florentino, Murilo recebeu o título de cidadania teresinense e piauiense por todo trabalho destinado à qualificação e desenvolvimento da engenharia local, com seminários, cursos e palestras que trouxeram alto nível de conhecimento a estudantes, profissionais, técnicos e gestores públicos.

Após o encontro, Pinheiro participou do 13° Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura (Conea), realizado na capital piauiense.

Entidades de classe piauienses prestigiam Murilo Pinheiro e a Engenharia Unida