Ministro afirma que distribuidora de energia do PI (Cepisa) será leiloada

Data de publicação: 19/07/2016
Ministro afirma que distribuidora de energia do PI (Cepisa) será leiloada

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, afirmou em entrevista ao G1, que após o leilão da distribuidora de energia que atende consumidores de Goiás (Celg-D) que está marcado para agosto, o governo deve promover a concessão das distribuidoras de energia de Alagoas (Ceal) e do Piauí (Cepisa).

Ele reforçou em sua entrevista que as distribuidoras do Piauí e Alagoas são as "menos complicadas". Estão ainda no roteiro, as distribuidoras de Acre, Rondônia e Roraima.

Ele explicou que essas empresas de distribuição são atualmente controladas pela estatal Eletrobras, que enfrenta prejuízos bilionários desde 2012.

“Primeiro, queremos ver o resultado [do leilão] da Celg. Mas já tem um grupo trabalhando para fazer um cronograma de leilões. [...] Depois da Celg, [...] Ceal e Cepisa são as menos complicadas”, disse ao G1.

O governo do presidente em exercício, Michel Temer, publicou uma medida provisória que muda as regras para a privatização de empresas de energia.

As alterações, segundo o Ministério de Minas e Energia, contribuem para desburocratizar os leilões de transferência de controle e também permitirão a redução de questionamentos na Justiça.

Uma das mudanças é que, a partir de agora, em vez de checar previamente se todos os inscritos estão aptos a participar de um leilão, essa verificação será feita apenas com a empresa vencedora. Se não estiver habilitada, a seguinte será classificada, e assim por diante.