Erro na Linha: #40 :: Function utf8_decode() is deprecated
/home2/senge984/public_html/_app/Helpers/Check.class.php
Erro na Linha: #40 :: Function utf8_decode() is deprecated
/home2/senge984/public_html/_app/Helpers/Check.class.php
Erro na Linha: #45 :: Function utf8_encode() is deprecated
/home2/senge984/public_html/_app/Helpers/Check.class.php
Norma da ABNT para projeto de distribuição de água está em consulta pública - SENGE-PI: Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí
Erro ao Ler: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens

Norma da ABNT para projeto de distribuição de água está em consulta pública

Texto foi atualizado de acordo com novos conceitos, estudos e tecnologias para se tornar mais compatível para quem trabalha com o sistema

Data de publicação: 14/09/2016

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) encerra no dia 10 de outubro a consulta pública do projeto de revisão da NBR 12218, que trata dos requisitos para a elaboração de um projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. Segundo a ABNT, a principal mudança em relação ao texto original é a reformulação de antigos conceitos, visando tornar a norma mais compatível com a necessidade de quem trabalha com o sistema.

Diversos itens foram reavaliados, e passaram a considerar novas ferramentas disponíveis de apoio técnico para a elaboração de estudos e trabalhos. Também foram consideradas novas tecnologias, materiais e equipamentos disponíveis no mercado. Além disso, foram inseridos itens que exigem o atendimento da legislação, que indica a necessidade de se respeitar as condições hidráulicas do sistema na adoção de soluções técnicas alternativas.

Entre os tópicos abordados no texto, estão: a área a ser abastecida, as vazões de dimensionamento, pressões de serviço, aproveitamento das redes existentes, traçado das novas tubulações, dimensionamento destas tubulações, zonas de pressão de abastecimento, distritos de medição e controle que possibilitam o controle e das medidas que reduzem a controlam as perdas totais do sistema distribuidor, os setores de manobra para operacionalização de manutenção e ampliação, e o sistema de proteção contra incêndio por meio de hidrante urbano.

Também são considerados pontos como requisitos para os componentes aplicados nas redes de distribuição e os equipamentos acessórios a serem usados quando da execução das obras. Entre eles, a válvula de manobra, válvula de descarga, ventosa, booster (elevatória de menor porte instalada na rede), válvula redutora de pressão, medidores e controladores de pressão, medidores e controladores de vazão.

As ligações prediais têm, ao longo do material, as suas diretrizes estabelecidas, quanto ao dispositivo de interligação do usuário à rede, ao ramal de interligação da rede à ligação predial do usuário, a unidade de medição de consumo, aos pontos para monitoramento da qualidade da água.

Nele, são contemplados itens como projeto para travessia e ancoragem, orientações quanto as condições mecânicas das instalações e disposições construtivas das redes de distribuição, especificações técnicas dos serviços e materiais, dos componentes e equipamentos acessórios, do orçamento, do plano e execução da obra.

Após encerrado o prazo para consulta pública no dia 10 de outubro, a comissão responsável (CB 177) fará a avaliação das votações, das contribuições técnicas e, a partir disso, reavaliará o texto revisado, no que for necessário. Caso não haja nenhuma sugestão reprovando-o tecnicamente, ele é encaminhado para publicação. Caso contrário, será realizada uma reunião especial para a análise das sugestões recebidas.

Durante a reunião, se permanecer o consenso de que a sugestão não tem justificativa, ele é encaminhado para publicação. Caso contrário, volta à comissão como 2º projeto, e retorna à consulta nacional por mais 30 dias.

Fonte: Piniweb