Painéis solares flutuantes inovadores que perseguem os movimentos do Sol

Data de publicação: 14/01/2023

Atualmente flutuando em um lago na Holanda, a inovadora ilha solar compreende 180 painéis solares móveis que proporcionam um aumento na produção de energia em até 40%.

A solução sustentável é da empresa portuguesa SolarisFloat, e segue a luz solar numa tentativa de tirar o máximo partido da sua energia.

A empresa desenvolveu uma solução com rastreamento de eixo único ou duplo, em uma ilha flutuante, que é alimentada por motores elétricos que consomem menos de 0,5% da energia total produzida.

Como explicou a BBC em sua reportagem, a instalação, batizada de PROTEVS, é a primeira a fundir painéis solares flutuantes com tecnologia de rastreamento solar.

Como funciona

A ilha está atualmente flutuando em Oostvoorne Meer, um lago no sudoeste da Holanda.

Os 180 painéis solares móveis têm capacidade instalada total de 73 quilowatts de potência de pico (kWp) e proporcionam um aumento na produção de energia em até 40%, graças à sua sofisticada tecnologia que permite que seus painéis dupla face girem de acordo com o movimento do Sol.

A empresa oferece dois tipos de soluções. O primeiro é o PROTEVS+, que possui 180 módulos com rastreamento de eixo duplo. São 38 metros de diâmetro e ocupa uma área de 1.444 metros quadrados. Os painéis se movem verticalmente.

Solução Fotovoltaica Flutuante PROTEVS. Imagem de: SolarisFloat.

A segunda solução é o PROTEVS Single360, que trabalha em um único eixo. Possui módulos fotovoltaicos em uma inclinação fixa de 10 graus e possui 360 módulos. O Protevs Single360 tem capacidade instalada de 147 kWp para painéis de 410 W.

Essas fazendas solares flutuantes, de acordo com a empresa, vão além do impacto ambiental precedente.

As sombras formadas na estrutura flutuante e nos painéis fotovoltaicos, resultam em uma redução “superficial” da temperatura, o que é benéfico para o ecossistema aquático. SolarisFloat reivindica uma redução de 60% da evaporação no corpo de água.

Fontes: BBC e Interesting Engineering.