Erro na Linha: #40 :: Function utf8_decode() is deprecated
/home2/senge984/public_html/_app/Helpers/Check.class.php
Erro na Linha: #40 :: Function utf8_decode() is deprecated
/home2/senge984/public_html/_app/Helpers/Check.class.php
Erro na Linha: #45 :: Function utf8_encode() is deprecated
/home2/senge984/public_html/_app/Helpers/Check.class.php
Sem água, zona leste de Teresina é abastecida com ajuda de carro-pipa - SENGE-PI: Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí
Erro ao Ler: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens

Sem água, zona leste de Teresina é abastecida com ajuda de carro-pipa

Data de publicação: 06/10/2017

Em denúncia ao Portal AZ, moradores do bairro Piçarreira, zona leste de Teresina, reclamam do abastecimento irregular de água na região. Segundo as informações foi preciso um carro-pipa ir até o local para ajudar no fornecimento.

"Há quase um mês a região está com pouca água. O fluxo é inconstante e sem força para chegar às caixas d’águas das casas. Um carro-pipa precisou ser solicitado para vir abastecer o local", diz uma das moradoras. 

Procurada pela reportagem, a Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento da capital, se manifestou através de uma nota enviada pela assessoria de comunicação, afirmando que a empresa "está monitorando a pressão da água e fazendo ajustes operacionais no reservatório do Jóquei, que abastece o bairro Piçarreira, para melhorar a disponibilidade de água".

Confira a nota na íntegra:

Nota

A Águas de Teresina informa que está monitorando a pressão da água e fazendo ajustes operacionais no reservatório do Jóquei, que abastece o bairro Piçarreira, para melhorar a disponibilidade de água. Esta semana, por solicitação da direção da Escola Municipal Teresa Noronha, a empresa enviou um carro-pipa para atender de forma emergencial a unidade escolar.

Desde que assumiu os serviços de água e esgoto na capital, a empresa vem executando um plano emergencial com foco, exatamente, em áreas com histórico crítico de abastecimento. Nesses três primeiros meses, a concessionária antecipou ações e melhorou significativamente o abastecimento em bairros com histórico crítico, beneficiando cerca de 300 mil pessoas na capital.

Moradores da zona sul também reclamam da falta de água

Nesta semana, moradores do Residencial Margarida, localizado na zona sul, próximo ao bairro Vamos Ver o Sol, também reclamaram de falta de água na região. Desde a última sexta-feira (29), o abastecimento foi interrompido causando uma série de transtornos no local.

A empresa Águas de Teresina informou através de nota que estão sendo feitas vistorias em áreas a região. 

Enquete: Mais de 70% dos internautas afirmam não gostar de serviço

Em enquete feita pelo Portal AZ, através do Instagram, que perguntava se os internautas estavam gostando do serviço prestado pelo Águas de Teresina, 73% dos perfis seguidores votaram "Não". 

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Urbanitários denunciam água contaminada

Uma denúncia feita pelo Sindicato dos Urbanitários do Piauí ao Ministério Público Estadual afirma que a empresa Águas de Teresina, responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da capital, estaria fornecendo água sem o devido tratamento à população teresinense. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A entidade sindical afirma que a empresa estaria excluindo algumas etapas no processo do tratamento de água, inclusive modificando a tubulação já existente, eliminando o processo de filtragem controlada. Segundo a denúncia, a Agespisa realizava o procedimento de tratamento da água da seguinte forma: Capitação/floculação/decantação/filtragem/tratamento para correção do PH (inclusão de cloro e flúor) /poço para distribuição.

Já a Águas de Teresina só estaria realizando o processo de decantação, fazendo o processo químico direto nas águas do rio, matando assim a flora e fauna local.

“Esta é uma denúncia gravíssima, pois se trata de uma questão de saúde pública e ambiental, com o agravante da falta d´água. Com esta denúncia ao Ministério Público, a empresa já foi notificada”, afirmou o presidente do Sindicato, Paulo Sampaio.

Além de notificar a empresa para que sejam feitos os devidos esclarecimentos, o Ministério Público solicitou também do Conselho Regional de Química que fosse feita uma inspeção na Estação de Tratamento. Em seguida, deve ser apresentado um relatório sobre esta situação com um prazo de 10 dias, a contar da data do processo nº 142-172/2017, expedido no dia 03 de outubro.

“Esta é a prova de que esta empresa que está fornecendo a água para Teresina só está interessada no lucro fácil, reduzindo custos para aumentar seu lucro em um processo de extrema importância para a saúde pública. Assim, é a população quem paga o preço por um serviço de péssima qualidade”, disse Sampaio, que destacou ainda os prejuízos para o meio ambiente, pois, com a adição de produtos químicos nas águas do rio e no meio ambiente, vários peixes já estão morrendo.

“Isto é um absurdo, não podemos fechar os olhos para tal situação e esperamos que algo seja feito a respeito”, declarou o presidente do Sindicato.

Procurada pela reportagem, a empresa Águas de Teresina se manifestou através de uma nota enviada pela assessoria de comunicação, afirmando que não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público Estadual sobre o assunto. Em nota, a empresa diz ainda que a denúncia não procede.

Confira a nota na íntegra:
NOTA

A Águas de Teresina informa que não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público Estadual sobre esse assunto, mas desde já esclarece que a denúncia não procede. A empresa reforça que tem investido continuamente na melhoria dos processos de tratamento da água que é distribuída em Teresina.

A concessionária também ressalta que, desde que assumiu a responsabilidade pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, fez diversas adequações técnicas e estruturais nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de forma a garantir não somente a qualidade da água que é distribuída, mas assegurar a eficiência das operações.

A concessionária mantém a coleta diária de amostras na rede de distribuição, em média, 50 amostras, sendo realizadas aproximadamente 810 análises por dia.

A Águas de Teresina reafirma seu compromisso de oferecer à população serviços de abastecimento de água com qualidade, atendendo as legislações vigentes e promovendo saúde, e preservação do meio ambiente