Senado vai publicar relatório sobre segurança de barragens

Data de publicação: 07/03/2019

O Senado Federal deve lançar nos próximos dias uma publicação de autoria do senador Elmano Ferrer (PODE), que trata da situação das barragens em todo o país. O parlamentar piauiense foi o relator do projeto de política nacional de segurança de barragens, na Comissão de Desenvolvimento Regional da casa.

Na avaliação de Elmano, as discussões a respeito da temática precisam ser fortalecidas, principalmente após a última tragédia registrada em Brumadinho (MG). “Nós produzimos esse relatório que deve ser impresso depois do carnaval. é um tema muito importante. No Piauí, por exemplo, nós temos em São Raimundo Nonato o Açude Aldeias, que foi o primeiro açude construído pelo Dnocs no Piauí, em 1911, ou seja, há 107 anos. Ele nunca foi vistoriado, nunca foi monitorado e nunca recebeu fiscalização”, destacou.

Elmano Férrer produziu o texto com base em visitas, pesquisas e encontros que discutiram a situação das obras de infraestrutura hídrica. Foto: Jailson Soares/ODIA

Elmano também comemorou o desarquivamento do Projeto de Lei 224/2016, traz regras para aumentar o nível de segurança das barragens. A proposta, com o objetivo de reforçar a efetividade da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), tinha sido arquivada no fim do ano passado.

“Foi importante o desarquivamento, porque despertou logos nesses 30 primeiros dias de funcionamento da nova legislatura essa questão tão importante relacionada à segurança das barragens”, avaliou.

FONTE: Portal O Dia