Cerca de 20 profissionais receberam orientações da assessoria do sindicato

Data de publicação: 01/11/2018
Senge reúne engenheiros contra demissões na Eletrobras-PI

O início das demissões em massa na Eletrobras Piauí levou o Sindicato dos Engenheiros a realizar uma assembleia para discutir ações contra as ações e demissões realizadas pela empresa Equatorial, que assumiu o controle da distribuidora.

A assembleia aconteceu no último dia 30 com a presença de mais de 20 engenheiros e o Dr Vilmar Borges, assessor jurídico do Senge-PI.

No mesmo dia, a juíza do Trabalho, Thania Maria Bastos Lima, determinou que a empresa se abstenha de promover demissões em massa e ainda anulou as 10 demissões já realizadas, das quais seis são de engenheiros. A determinação é válida até 30 de abril de 2019, quando acaba o acordo coletivo de trabalho vigente na Eletrobras.

O Dr Vilmar Borges esclareceu dúvidas sobre a abrangência do ACT, a estabilidade sindical, além das ações que estão sendo realizadas pelo Senge e Sintepi em defesa dos profissionais. Ele também esclareceu sobre jurispruďências que estão sendo aplicadas sobre o tema.

O presidente do Senge, Florentino Filho, alertou para a pressão psicológica que os profissionais estão sofrendo e garantiu que o sindicato vai ficar atuante na defesa dos direitos trabalhistas e em favor do emprego dos profissionais.

"O clima é de pavor. Ninguém sabe até quando vai trabalhar. Isso é inadmissível. Nós vamos ficar atentos e vigilantes para impedir arbritrariedades, ilegalidades e defendermos os direitos dos trabalhadores", explicou Florentino.