Sindicatos buscam “socorro financeiro” e vão acionar Estado na Justiça

Estado não repassou valores da anuidade em dezembro

Data de publicação: 07/01/2018
Sindicatos buscam “socorro financeiro” e vão acionar Estado na Justiça

Representantes de entidades sindicais do Piauí vão se reunir esta semana para acionar o Governo do Estado na Justiça por crime de apropriação indébito devido à falta de repasse da anuidade dos profissionais filiados aos sindicatos, que é recolhida e repassada às entidades através de uma conta única.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Antonio Florentino Filho, a entidade foi prejudicada ainda no mês de dezembro de 2017 com a falta do repasse, que prejudicou o pagamento dos funcionários do sindicato e provocou a redução de atividades. Por conta disso, Florentino afirma que as entidades estão buscando um “socorro financeiro” às federações às quais estão filiadas. No caso da engenharia, o pagamento dos funcionários no final do ano só foi possível por conta desse aporte.

“O Governo Federal já fez a reforma sindical contra aos interesses dos sindicatos, agora o Governo Estadual não repassa o dinheiro que é dos trabalhadores e dos sindicatos, determinado por lei. Vamos acionar a Justiça pelos valores que estão sendo apropriados indevidamente pelo Estado. Percebemos que os nossos governantes estão em consonância para reduzir as atividades sindicais e diminuir a força dos profissionais, mas os sindicatos vão se unir contra esse movimento que é grave”, declarou Florentino.