Congresso ABES Fenasan 2017

Data de publicação: 28/08/2017

Início: 02/10/2017 00:00 | Fim: 06/10/2017 23:00

Encontro acontecerá no SP Expo de 2 a 6 de outubro, debatendo os temas mais relevantes do saneamento ambiental. Esta será uma oportunidade única de conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. As inscrições estão abertas.

A crise hídrica no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste será debatida no dia 3 de outubro, às 14h, no Congresso ABES-Fenasan 2017, que será realizado de 2 a 6 de outubro no São Paulo Expo pela ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp (programação técnica dias 3, 4 e 5 de outubro; solenidade de abertura no dia 2 e visitas técnicas em 6/10).

Crises de escassez hídrica vêm afetando fortemente os usuários de recursos hídricos em todo o País nos últimos anos. Neste momento, as regiões Nordeste e Centro-Oeste sofrem grandes restrições, enquanto o Sudeste recupera-se da grave seca de 2013-2015.

O painel “A crise hídrica no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste – lições aprendidas” discutirá os efeitos das crises sobre os setores usuários, com foco principal no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e apresentará as medidas de enfrentamento, abrangendo as emergenciais; as de promoção de novos hábitos de uso e outras de gestão de demandas; as de ampliação de capacidade, com alteração de critérios de planejamento e aumento de capacidade de reserva e as de mudança de padrões operacionais dos sistemas.

O objetivo é fazer um balanço das lições aprendidas, mudanças permanentes de condições de operação e medidas de aumento de resiliência dos sistemas.

Plano Nacional de Recursos Hídricos

No dia 5às 10h, o painel “Saneamento nas prioridades, ações e metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020” deverá discutir os temas de saneamento priorizados na revisão das Ações e Metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020. Esta sessão tem coordenação da Câmara Temática Gestão de Recursos Hídricos da ABES.

Esta sessão abordará a regularização e controle dos usos da água e dos processos de alocação negociada de água para bacias em situação de escassez e o desafio do estabelecimento de critérios de restrição de uso e ações coordenadas de gestão. Serão apresentados o caso da Califórnia (EUA) e experiências brasileiras.

O Congresso

Sob o tema ““Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”, o Congresso ABES- Fenasan 2017 consolida-se como o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente das Américas. Esta é uma realização da parceria entre a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), que constitui como uma das etapas preparatórias fundamentais para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília em 2018.

Espera-se um público de 4 mil congressistas técnicos vindos de todos os estados brasileiros, para o Congresso da ABES, e uma visitação para a Fenasan de mais de 20.000 profissionais de todo o Brasil e do exterior, com expositores da Alemanha, Áustria, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Turquia e Uruguai.

Os profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer suas principais inovações tecnológicas, bem como debater políticas públicas voltadas para sua otimização, intercambiar informações e ampliar a redes de contatos profissionais, interagindo com especialistas e profissionais do Brasil e do exterior.

Acesse o site https://www.abesfenasan2017.com.br/index.php para conhecer a programação, fazer inscrições para o Congresso ABES e credenciamento para visita gratuita à Fenasan.

Serviço

Painel “A crise hídrica no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste – lições aprendidas”, dia 3 de outubro, às 14h

Painel “Saneamento nas prioridades, ações e metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020, dia 5 de outubro, às 10h

Congresso ABES/Fenasan 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas

Realização: ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp)

Quando:  de 02 a 06 de outubro de 2017: programação técnica dias 3, 4 e 5 de outubro; solenidade de abertura no dia 2 e visitas técnicas em 6/10

Local: Centro de Convenções São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Km.1.5

Transporte gratuito saindo das estações do Metrô Conceição (Linha Azul) e Santos Imigrantes (Linha Verde)