Erro ao Ler: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens

Curso de Operação de Estações de Tratamento de Efluentes, Comissionamento e Microbiologia Aplicada

Data de publicação: 18/10/2017

Início: 23/11/2017 00:41 | Fim: 25/11/2017 23:41

Objetivo do Curso

Agregar conhecimentos práticos e teóricos que visem facilitar o manejo destes sistemas (públicos e industriais) de uma forma tecnicamente segura e com minimização de custos. Conhecer o controle das ETEs através da microbiologia dos processos (para sistemas de tratamento biológico) e as importantes etapas de testes, comissionamento e start-up de sistemas.

 

Público Alvo

Engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, estudantes e todos aqueles que já tenham um conhecimento básico sobre sistemas de tratamento de efluentes e queiram ampliar seus conhecimentos no assunto.

 

Local

Espaço Eventos Jacyra Sanches

Av. do Café 429 -  Vila Guarani – São Paulo

 

Instrutores

 

Ademar César Ferreira

Engenheiro químico com 35 anos de experiência, é diretor da “H2O Engenharia e Consultoria em Meio Ambiente”. Também já ocupou posições relevantes em empresas como : SAAE de Pelotas (RS), ESMIL do Brasil, JARAGUÁ, FILSAN, MININGTECH e DEGRÉMONT.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ademar-ferreira-7704204/

Ana Luiza Fávaro

Bióloga, diretora e responsável técnica da “ACQUA Experts”. Larga experiência com gerenciamento operacional de ETEs de diferentes indústrias, assessorando desde o start up de sistemas de lodos ativados até a operação dos mesmos. Larga experiência em bio-monitoramentos ( ensaios ecotoxicológicos, bio-acumulação, entre outros ) utilizados para avaliar e remediar impactos em corpos d’água que recebem efluentes domésticos e industriais.

Rosvaldo Catino

Engenheiro sanitarista e especialista em ciências ambientais e do meio ambiente com mais de 35 anos de experiência no setor. É professor da Faculdade de Tecnologia Ambiental do SENAI e também é sócio-diretor da empresa Poluição Zero Engenharia, atuando em mais de 100 projetos de saneamento, incluindo dimensionamento, projeto, comissionamento e start-up para empresas como : DEGRÉMONT, ANDRADE GUTIERREZ, ODEBRECHT, ISOLUX, ECOTEC, QUEIROZ GALVÃO, FLUID Brasil, PROESA, entre outras.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rosvaldo-catino-07218b4/

Programação

 

Eng. Ademar Ferreira


Introdução geral, Introdução à legislação ambiental, Gerenciamento de operação, Conceitos sobre os principais parâmetros de ETE´s, Conceitos básicos dos parâmetros de controle de ETE´s, Amostragem e métodos analíticos para acompanhamento de ETE´s.

Sistemas primários de tratamento de efluentes: Gradeamento e peneiramento; Remoção e areia;
Separação de água e óleo: Equalização; Sistemas físico-químicos.

Sistemas biológicos de tratamento de efluentes: Conceitos, Aeração, Sistema MBR (Membrane Bio Reactor) – Básico, Sistemas com massa aderida.

Exercícios sobre sistemas biológicos, Filtração – Básico, Desinfecção – Básico, Controles em sistemas de tratamento biológico, Rotinas diárias na operação de ETE´s, Lodos, Equipamentos mecânicos em ETE´s, Manutenção de equipamentos, Planilhas de controle operacional, Gerenciamento de produtos químicos, Discussão de casos reais trazidos pela classe.

 

Eng. Rosvaldo Catino

 

Objetivo do comissionamento, Preparativos: Equipe, Supervisão, Certificação, Documentação.

Ficha comissionamento, Lista de pendências.

Segurança: Bloqueio, Desbloqueio.

Comissionamento a frio / Estático: Elétrico.

Limpeza, Verificação dimensional / projeto, Nivelamento, Torque, Alinhamento, Continuidade, Hidromecânico, Limpeza, Estanqueidade, Nivelamento, Torque, Alinhamento equipamento, Alinhamento tubulações.

Comissionamento a quente ( energizado ) / Dinâmico: Elétrico.

Comando / Acionamento, Sentido de giro, Corrente partida, Corrente nominal, Ajustes de equipamentos, Inversores, Relés, Disjuntores.

Hidromecânico: Hidrostático / Pressostático, Funcionalidade.

Instrumentação: Nivelamento, Continuidade, Calibração, Ajustes.

Comissionamento da Automação: Intertravamento, Comando (local – remoto / manual-automático)
Ajustes: Set-point, Controle, PID.

 

Bióloga Ana Luiza Fávaro


1 – Entender o que é um floco biológico e como se dá a sua evolução dentro do tanque de aeração até chegar ao decantador secundário;

2 – Aprender a metodologia para caracterizar os flocos biológicos : tamanho, forma, firmeza e compactabilidade;

3 – Identificar as patologias do floco biológico, suas causas e suas remediações: flocos dispersos, flocos com bulking filamentoso e defloculação;

4 – Classificar a densidade de bactérias filamentosas segundo a escala de Jenkins;

5 – Aprender a metodologia para identificar e quantificar os protozoários e metazoários: Amebas, Flagelados, Ciliados livres e pedunculados, Ciliados carnívoros, Suctórios, Rotíferos e vermes;

6 – Conceito da nitrificação;

7 – Identificar zoogléia – indicador da biodegradabilidade do efluente;

8 – Identificar presença de fibras, óleo e sólidos fixos no efluente;

9 – Realizar atividades de estudos de caso com diferentes resultados de análises microbiológicas.

Não perca!

Inscrições


Inscrições realizadas até 31 de outubro: R$ 1.290,00

Inscrições realizadas após 31 de outubro: R$ 1.350,00