> Filie-se

Como se filiar ao SENGE-PI e quais as vantagens.

RAZÕES PARA SINDICALIZAR-SE

  1. O Sindicato é um instrumento legal e efetivo de luta pela conquista de maiores salários, valorização profissional e melhores condições de trabalho;
  2. O Sindicato participa de campanhas e negociações de reivindicações dos engenheiros em dezenas de empresas, perfazendo muitos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho. Esses acordos beneficiam todos os Engenheiros do PI;
  3. Quem não é associado ao sindicado não pode participar e se beneficiar de ação que vise ao cumprimento de acordos ou dissídios coletivos propostos pelo sindicato;
  4. O sindicato mantém seus associados bem informados sobre os acontecimentos relacionados ao movimento dos engenheiros no Piauí e em todo o Brasil;
  5. Através de uma Assessoria Jurídica, o Sindicato oferece toda a assistência a seus associados, nas questões trabalhistas, individuais e coletivas, assim como em outras áreas jurídicas, com vários advogados conveniados;

BENEFÍCIOS DO SÓCIO

Como nosso associado e, mantendo em dia a sua anuidade social, você se beneficia das diversas áreas de atuação do SENGE PI, tais como:

  • Participa efetivamente do sindicato, associando-se a uma entidade com mais de 60 anos de existência e trabalho em prol dos engenheiros do Estado.
  • Contribui no fortalecimento das negociações coletivas (campanhas salariais) que o Sindicato participa durante todo o ano, que são imprescindíveis para os trabalhadores.
  • Participa do processo eleitoral da diretoria do Senge-PI, que se renova a cada 3 anos, votando nas eleições ou candidatando-se a diretor do sindicato.
  • Acesso a diversos convênios com estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, além de planos de saúde com preços acessíveis.
  • Pode participar de cursos voltados para a área de engenharia, em parceria com instituições de ensino e demais entidades ligadas à engenharia, visando o aprimoramento dos profissionais;

POR QUE SINDICALIZAR-SE ?

A atual conjuntura sócio-econômica em que vivemos, a cada dia faz aumentar o desemprego, o sub-emprego e a dependência econômica, achatando nossos salários e nos impondo decisões arbitrárias, exigindo de nossa parte uma tomada de posição. Nesse quadro, ou aceitamos fazer parte desse jogo, buscando individualmente maiores vantagens, ou combatemos tal situação, mostrando a necesidade de nossa participação nas tomadas de decisões que interessam a categoria e a maioria da população.

COMO SINDICALIZAR-SE ?

Para pertencer ao Sindicato, é necessário, apenas, que seja preenchida uma ficha-proposta que, após ser examinada e homologada pela diretoria do Sindicato, dará direito ao emitente pertencer ao quadro social da entidade.
Entre em contato com o SENGE-PI e faça sua filiação.

ONDE SINDICALIZAR-SE ?

O profissional interessado deve preencher uma ficha-proposta que poderá ser solicitada, no caso do engenheiro(a) residir em outra cidade ou pessoalmente na sede do SENGE-PI, no endereço abaixo. Os documentos necessários para efetuar a inscrição são uma fotocópia da carteira do CREA, duas fotos 3 X 4 (podem ser entregues posteriormente, se for preciso).

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É SINDICALIZAÇÃO?

Não. Grande número de profissionais imaginam que no momento da quitação da Contribuição Sindical obrigatória (imposto federal do Ministério do Trabalho) estão automaticamente se sindicalizando. Isto na verdade não ocorre.

QUEM PERTENCE A UM SINDICATO, PODE FILIAR-SE A OUTRO?

Pode. Desde que seja membro de duas ou mais categorias, todo trabalhador tem direito a sindicalizar-se em dois ou mais sindicatos. Essa opção fica a seu critério.

COMO FAÇO PARA OPINAR?

Basta você comparecer no Sindicato, mandar sua opinião e sugestão via e-mail que será de imediato atendido.

A MINHA SINDICALIZAÇÃO INTERFERE NO MEU SERVIÇO?

De forma alguma. Se você é empregado o SENGE jamais lhe importunará no seu trabalho. Você é que poderá nos procurar a qualquer momento, quando houver necessidade.